04_Washington_Philly

20150911_214121

Depois dessa “edição especial” para a nossa visita à cidade de Baltimore, voltamos com os relatos mais resumidos. Dessa vez, passamos pela casa do Obama, Washington, DC em pleno 11 de Setembro (aniversário de 14 anos desde que alguns árabes deram um tapa na cara do Tio Sam e outros 32 anos desde que o mesmo Tio Sam ajudou Pinochet a instaurar sua ditadura no Chile).

20150911_181622A atividade foi num espaço com meio século de atividades chamado Potter’s House (http://pottershousedc.org/). Um centro social que foi comprado por uma igreja progressista da cidade em 1960 e que sempre foi ligado a movimentos sociais e libertários. Ficou fechado por um ano e meio para uma reforma total e voltou no início desse ano. Tem um café e uma livraria onde as pessoas trabalham e tiram uma graa de lá. No fundo uma sala gigante abriga os eventos. Tudo muito bonito, limpo, finesse. Primeiro mundo é mais fácil né? Mas fica aí a inspiração hehe. O debate foi bem cheio e pela primeira vez tivemos tradução em Libras! Pois é, a própria comunidade de pessoas surdas da região que demandou pois algumas pessoas não queriam perder o debate. Legal né?

Depois, no dia 12, fomos para Philadelphia, cidade famosa por abrigar a história de muitos dos grupos mais militantes da resistência negra, como o MOVE e o Black Panthers. O lugar da atividade foi o Wooden Shoe – que significa sapato de madeira e faz referência aos sapatos que eram jogados nas engrenagens das fábricas para interromper a produção e que deu origem a palavra SABOTAGEM. Yeaaah! (http://woodenshoebooks.com/home.html)

Wooden Shoe é uma livraria anarquista que funciona em um espaço alugado e com trabalho voluntário. Desde 1976 está na ativa com vasta coleção radical de livros, arte, espaço para debates e vídeos, além de uma sala no porão para cursos e afins. Muitas reuniões grupos anti-carcerários acontecem lá e o coletivo do espaço também é muito envolvido com a divulgação e o apoio a prisioneirxs anarquistas, como Marius Mason, um militante anarquista, vegan e transgênero preso desde 2008 (http://supportmariusmason.org/).

20150912_174441 20150912_183933

Dá pra ver que esse tipo de espaço e estrutura é recorrente em muitas cidades. O que nos leva pensar a importância para a comunidade de um lugar assim, onde se pode encontrar pessoas, aprender e compartilhar coisas novas habilidades e conhecimentos, apoiar as lutas radicais e fazer laços com o mundo todo.

Diário de viagem no blog:

paramudartudo.com/blog

Diário de viagem no Facetruque:

facebook.com/paramudartudo

ROTEIRO e outras informações:

www.crimethinc.com