mascara

[Baixe em PDF]

De um jeito ou de outro, um dia todos usaremos máscaras. É como se o nosso papel no mundo em futuro próximo pudesse ser resumido em apenas duas opções: aceitar passivamente no destino catastrófico de uma sociedade capitalista, tentando reduzir e sobreviver aos danos causados ao ambiente e aos nossos corpos; ou organizar desde agora a resistência como nossa única chance de escapar desse destino e encontrar nossas próprias soluções. Afinal, se há uma coisa que cientistas, donas-de-casa, sem-tetos ou generais concordam é que estamos à beira de um colapso total.

Se escolhermos nos resignar aos rumos apontados pelo desenvolvimento de nossa sociedade industrial, que se lança sobre a natureza e sobre toda forma vida, talvez no futuro precisemos usar máscaras para sair de casa e nos proteger de resíduos tóxicos ou infecciosos.

No entanto, se escolhermos não aceitar a destruição de nossas vidas, nossa terra, nossa comida e tudo que nos integra com o planeta e com as outras pessoas, poderemos lutar para conquistar nossa liberdade e roubar de volta a capacidade de tomar as decisões importantes para nossa sobrevivência. E assim, talvez seja preciso usar máscaras que escondem quem realmente somos, enquanto lutamos pelo que realmente queremos.

paramudartudo.com